Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Americana

Ideias e histórias que só poderiam vir dos EUA

Perfil Luciana Coelho é repórter em Washington

Perfil completo

Obama, mídia e drones

Por Luciana Coelho
19/02/13 17:48

Obama em rara entrevista coletiva em janeiro (Reuters)

WASHINGTON — Uma crítica frequente dos leitores deste blog é que a imprensa americana é muito leniente com o Obama.

Concordo, com algumas ressalvas, com essa crítica (de fato vejo parcialidade, mas não acho que os veículos anti-Obama, como a FoxNews, sejam equilibrados tampouco). Nas duas últimas semanas, algumas coisas ajudaram a evidenciar essa simpatia sui generis.

Primeiro, no início do mês, veio à tona que dois dos mais respeitados veículos do país, o “New York Times” e o “Washington Post”, tinham conhecimento da existência de uma base para a operação de drones — os robôs aéreos, avionetas sem piloto operadas por controle remoto — usados pelos EUA para caçar e matar suspeitos de terrorismo em lugares como o Paquistão e o Iêmen, uma prática no mínimo controversas (em muitos casos, ilegal mesmo).

Os dois jornais mantiveram a informação em sigilo por meses, até o “Times” noticiá-la em fevereiro. Não se trata de especulação, o próprio “Post” divulgou o acordo rompido. 

Questões de segurança são delicadas, tanto que a revelação do nome de um agente secreto, por exemplo, é traição; o Wikileaks se meteu em enrascada nos EUA por divulgar operações e correspondências diplomáticas que o governo preferia manter na surdina e, em conversas com militares americanos, não foram poucas as reclamações que eu ouvi por a mídia ter divulgado as hediondas fotos da tortura na prisão americana de Abu Gharib, no Iraque, ainda sob o governo de Bush filho.

A justificativa, em qualquer um desses casos, é que informações como essas aumentam o sentimento antiamericano.

É possível debater o assunto quando se tratam de operações sigilosas legítimas. No caso de Abu Ghraib e dos drones, porém, há violação da legislação internacional. Assim com os soldados que acharam muita graça em torturar iraquianos feriram a lei internacional para fazê-lo, as avionetas robóticas do governo Obama não têm um mandato internacional para matar suspeitos, de pronto, sem julgamento.

Há controvérsia até mesmo dentro do governo americano e os militares sobre quais alvos, nesses casos, seriam legítimos. Guerra assimétrica é uma coisa delicada, na qual as regras muitas vezes não ficam claras. Saber que ao menos 12% dos mortos nessas operações são civis inocentes e que a tática é adotada sem nenhum tipo de controle rígido, porém, é apagar totalmente as regras de combate.

A obrigação dos jornais, portanto, era revelar imediatamente a base em solo saudita, assim como era obrigação dos jornais revelar a tortura em Abu Ghraib. Ambos são provas incontestes de quão arraigadas estão as práticas irregulares.

Uma coisa importante de se notar é que essa aparente leniência dos veículos americanos com o governo pode não ser mera simpatia. O site Político, um dos melhores na cobertura dos bastidores de Washington, publicou nesta terça uma excelente reportagem sobre como a Casa Branca de Obama consegue controlar a mensagem — “bombar” ou limitar assuntos e contextos na mídia.

Para quem lê em inglês, o texto está aqui. No geral, os autores chamam a atenção para as poucas entrevistas coletivas concedidas por Obama, em contraste com as informações de bastidores supostamente “vazadas” por seu governo.

Como repórter, eu recebo parte desses emails, e garanto que eles são da mesma família que os comunicados das empresas tentando divulgar seus produtos. Com esses “vazamentos”, o governo tenta se adiantar à eclosão dos fatos, alimentando o fluxo noticioso e já imprimindo nele seu ponto de vista (o que, nos EUA, se chama “spin”, torcer os fatos para que pareçam favoráveis a você).

Some isso a um domínio inédito, em termos de governo, do uso das redes sociais e voilá, temos uma caixa de eco. Há críticas, claro, mas elas só costumam com atraso, como foi no caso dos drones.

Obama, obviamente, não é o primeiro presidente (americano ou de qualquer lugar) a tentar dominar a mensagem que se dissemina na mídia. Mas é o mais bem-sucedido.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Diego Borher comentou em 19/02/13 at 10:25 pm

    Está escrito errado, onde se lê “(…)Obama não tem um mandato internacional para matar suspeitos(…)” deveria estar Obama não tem um MANDADO(ordem judicial)

    • Luciana Coelho comentou em 20/02/13 at 11:58 pm

      Não, Diego, pelo Houaiss é mandaTo mesmo — incumbência, concessão de poderes para uma função: http://200.241.192.6/cgi-bin/houaissnetb.dll/frame?palavra=mandato . Abs.

  2. Garoto do Brazil comentou em 20/02/13 at 4:56 am

    Sinto um fedozinho antiamericano neste artigo, de leve.

    Democracias Não Entram Em Guerra Com Democracias. Os Estados Unidos é uma democracia. Assim como Israel. Portanto…

    Danos civis? Guerra é guerra, catzo. Quem começou a matar civis em massa e sem aviso prévio foi a Al-Qaeda em 2001, da mesma forma que a Alemanha Nazista ao bombardear Varsóvia em 1939.

    Acho engraçado o seguinte: sempre que os EUA e Israel finalmente conseguem achar soluções eficazes para problemas internacionais que os fustigam, lá vem a turma do funil da ONU (muitas vezes com o auxílio luxuoso de Rússia e China) dizer que “isso é errado e proibido e blá, blá, blá”.

    Certo. Bacana mesmo é EUA e Israel continuarem a tomar bomba na cabeça, sem reclamar. Afinal de contas, eles são sempre os culpados pelo o que acontece de mal neste mundo, não é mesmo?

    Ora, façam o favor…

    • Luciana Coelho comentou em 20/02/13 at 11:56 pm

      De forma alguma, há muito de admirável nos EUA. Não acho que eles sejam *maus* nem culpados pelos males do mundo, e me parecem legítimo que freiem terroristas com intenção de atacar. A questão é que estão matando sem julgamento. A questão é que não é só lideranças terroristas incontestes que os drones estão matando. A questão é que nem o próprio governo tem clareza sobre quais alvos são válidos. Abs.

  3. Joe comentou em 20/02/13 at 6:35 am

    E daí que o governo Obama coloca spin nos seus infinitos vazamentos?
    A imprensa só engole e amplifica por alinhamento ideológico.

    Qual outra explicação para o óbvio acobertamento do ataque a Bengazi?
    (O governo já sabia imediatamente a natureza do ataque, o Obama saiu mentindo pelo mundo por 3 semanas, mandou a Susan Rice mentir em um área completamente alheia a dela, a Hillary Clinton tirou o corpo fora e afirmou que não partiu da área dela as mentiras que a Rice saiu papagaiando, o governo americano demonizou a liberdade de expressão de um autor de um vídeo para acobertar sua incompetência e a imprensa… nada!)

    Por que a prisão de Guantanamo e as prisões secretas da CIA, todas para estrangeiros, causaram aquela gritaria e o Obama decidir que tem autoridade para matar americanos não causa nada? Como prender estrangeiros pode ser pior que matar cidadãos?

    É alinhamento ideológico descarado.

    PS.: Essa acusação de que a Fox é anti-Obama também não passa de alinhamento ideológico seu (de onde também saem seus ataques ao Glenn Beck e ao Tea Party, é bom lembrar). Essa é a desculpa esfarrapada que o governo Obama usa para boicotar a Fox.

    • Luciana Coelho comentou em 21/02/13 at 12:00 am

      Joe, eu estou concordando com você, acho que de fato são dois pesos e duas medidas para a mídia aqui, e há alinhamento. mas discordo sobre a Fox. Abs.

      • Jack in the Box comentou em 22/02/13 at 8:13 am

        Cara Dona Luciana Coelho eu concordo com o comentário da pessoa que se apresenta como “Joe” incluindo a referência feita por ele no PS. sobre a Fox News, Tea Party.

        Obama já soltou o “balão de ensaio” com o seu (dele) que é de praxe “vazamento” sobre as “novas leis” de Imigração dos EUA.

        http://www.newsmax.com/Newsfront/SenRubio-Mideast-Visit/2013/02/16/id/490699?s=al&promo_code=127AE-1

        Obama faz isto tudo de uma maneira “suja” e “indecorosa” como ele fez na sua(dele) campanha eleitoral que lhe garantiu a re-eleição. O fato é que muitos jornalista como a Sra. marcham no que a mídia corrupta como MSNBC, NYT, CNN publicam sem fazer mesmo “double checking” nas notícias, e acreditando pia-mente nelas.
        Tivesse Obama um outro adversário que descesse tão baixo na “LAMA” como ele como ele Obama fez, talvez ele não seria re-eleito.

        Ele justamente solta esses “balões de ensaio” para tirar o seu(dele) corpo fora e deixar os outros partidos que com ele não concordam culpáveis.
        Estas novas “leis de Imigração” que ele prometeu ao povo que garantiram a sua(dele) re-eleição é cheia de furos e irreal, e foi feita para as promessas TAMBÉM irreal que ele fez ao público.
        Ele faz todos esses “vazamentos” para provocar tumultos com promessas vazias.
        Quanto a Guatanamo ele quis jogar o “herói da película” acusando Bush Jr a torta e a direita, mas no fim de tudo ele BOTOU UM OVO MUITO GRANDE, quando nenhum estado da União aceitou os “pobres terroristas em potencial”.
        Pelo o seu ponto de parcialidade a Sra. acabou perdendo comentaristas na sua outra coluna antes das eleições de 2012, como Dennis Johnson III e outros.

        • Luciana Coelho comentou em 23/02/13 at 1:38 am

          Jack, vc leu alguma coisa do que eu escrevi? Não, né? Sobre Guantánamo e promessas irreais, concordo com você. O que eu não entendo é por que você acha que todos que não concordam 100% com vc são alinhados ao Obama ou seguidores da MSNBC. Sério, não dá para entender.Anyway, seus comentários são bem-vindos sempre. Abs.

          • Jack in the Box comentou em 24/02/13 at 8:41 am

            Cara Sra. Luciana, Guantanamo foi o único evento do qual Obama não utilizou o seu famoso “Balão de Ensaio”. No plano de Guantanamo ele mais parecei um “John Wayne em tecnicolor” (um Mogan Freeman) defendendo os “pobres terroristas em potencial” e apontando o dedo em George Bush Jr. Um verdadeiro “JUSTICEIRO” no seu maior estilo.
            Quanto ao caso de Newtown Sandy High School ele iria resolver o caso de controle das armas de fogo com o seu vice “El Retardo Biden”. Deu em nada porque nem mesmo o seu Attorney General Eric Holder Jr. não é capaz e controlar as armas de fogo na operação “Fast and Furious”.
            Os políticos de ambos os partidos têm que lembrar esses 2 incapazes o seu trabalho.
            Leia o artigo abaixo por gentileza:

            http://www.newsmax.com/Headline/guns-laws-obama-chicago/2013/02/22/id/491637

            Para confirmar ouça e veja o vídeo de um dos pais de Sandy High School a respeito:

            http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=dhXPlCjr0Vw

          • Luciana Coelho comentou em 01/03/13 at 3:10 pm

            Jack, pera lá, o Obama está completamente errado sober Guantánamo, mas o Bush também estava. Terroristas ou não, essas pessoas estão presas sem julgamento AINDA. Nem todos são culpados. Sobre o controle de armas, seja qual for a solução, não é uma questão rápida — é preciso haver restrições, mas não é típico dos americanos reescreverem sua Constituição (para o bem e para o mal). Vou ler o artigo. Desculpe a demora em responder, minha caixa foi lotada por spams. Abs.

          • Jack in the Box comentou em 01/03/13 at 3:45 pm

            Luciana Coelho comentou em 23/02/13 at 1:38 am
            Terrorista em potencial o lugar deles é em Guantanamo ou em qualquer outra prisão até que se prove diferente. Terroristas declarados o lugar deles é no cemitério enterrados em pé para economizar espaço.
            Os EUS nunca tiveram presidentes e vice presidente tão incompetentes como esses dois

          • Luciana Coelho comentou em 01/03/13 at 4:07 pm

            Mas não são todos terroristas em potencial, este é meu ponto. É preciso haver julgamento e manter presos só os culpados.

          • Jack in the Box comentou em 01/03/13 at 7:38 pm

            Luciana Coelho comentou em 01/03/13 at 4:07 pm

            E enquanto eles não sejam julgados a Sra. gostaria de aloja-los no Waldorf Astoria ou in “Country Club com todos os tipos de recreações e com facilidades de executivos?

            Guantanamo ainda é muito bom para todos eles.
            Supondo que alguns desses com potencial para terrorismo sejam livres ou em uma prisão tipo “Country Club comita um ato de terrorismo então como ficaria a situação da Segurança nacional, e dai até o Presidente.
            Obama no caso quis ser o “bom mocinho da película” e o “dedo duro” contra Bush Jr.. O fato é que o presidente Obama já mostrou a sua(dele) face em diversos casos.
            Por exemplo de Race Cards com o professor da Harvard Uninversity, e o garoto morto na Florida, coisas que ele poderia ter ficado de fora

          • Luciana Coelho comentou em 04/03/13 at 2:19 pm

            Isso, na suíte presidencial. Claro que não, Jack. Mas Guantánamo não segue nem as convenções de Genebra sobre prisioneiros de guerra nem a COnstituição americana. O problema não é o *nível de conforto*, é a falta de lei em vigor. E todo mundo, criminoso ou não, deve obedecer e ser resguardado pela lei. Devem valer os mesmos pa´râmetros. São já 11 anos e meio desde o início da guerra ao terror, e por que ainda há gente sem julgamento (não é porque o número é interminável, há anos o número de detentos mal supera cem). É claro que os culpados têm de ser punidos de acordo com a lei. Mas é isso, é nisso que você não está fazendo distinção. “culpados” e “de acordo com a lei”. A lei prevê penas duras, e quem for culpado deve ser submetido a elas. Mas precisa de lei. E de julgamento. Separar culpados de inocentes, crimes diferentes etc.

          • Jack in the Box comentou em 04/03/13 at 3:23 pm

            Luciana Coelho comentou em 04/03/13 at 2:19 pm
            Já Passaram 4 anos e vamos para 5 anos e o “Mocinho da Película”(OBAMA) fez algo UTIL para os “supostos inocentes” dos quais a Sra. se refere? Será que o “Darling da mídia” (OBAMA) vai fazer algo nos próximos 4 anos de governo? Eu duvido muito.
            Terrorista seguem as convenções de Genebra?
            Quem é suspeito neste caso não pode ser liberado, porque se for terrorista a segurança do país e o Presidente perde muito crédito. Assim sendo deixa ficar lá.
            A Sra. quer alguns deles para a sua casa culpado ou não culpado?

          • Luciana Coelho comentou em 05/03/13 at 3:20 pm

            Suspeito não é culpado, Jack, ainda mais considerando as capturas arrastão feitas na Guerra ao Terror.

          • Jack in the Box comentou em 06/03/13 at 7:19 am

            Luciana Coelho comentou em 05/03/13 at 3:20 pm

            Em referência ao seu comentário devo dizer que nenhum estado da União e nem mesmos os países chamados de “aliados dos EUA” aceitaram essas pessoas. Se elas fossem de bom índole e pura como a “neve recém caída” alguém os tomaria sob tutela.
            Como já mencionei antes o Obama NADA FEZ por eles somente com a sua(dele) DEMAGOGIA jogou o “papel de mocinho da película”.
            Os EUA agradecem se a Sra. quiser levar todos para a sua casa no Brasil.
            A Sra notou o seguinte:
            Quando o cachorro entra na igreja ou templo, todos dão um pontapé na traseira dele, mas ninguém dá um pontapé na traseira de quem deixou a porta aberta.
            Eu não sou PRO BUSH, muito pelo contrário eu nunca votei para ele, mas Obama se utilizou da situação, prometeu MUNDOS E FUNDOS e nada fez de UTIL.

          • Luciana Coelho comentou em 06/03/13 at 1:42 pm

            Verdade, Jack, ninguém aceita. Mas isso não prova culpa, isso prova que ninguém quer correr o risco, pois certamente haverá culpados no meio. Não dá para abolir o Sistema de Justiça. Preso por 12 anos — ANOS, não MESES — sem julgamento?

          • Jack in the Box comentou em 09/03/13 at 8:04 pm

            Luciana Coelho comentou em 23/02/13 at 1:38 am

            Somente para confirmar a estupidez do presidente obama (tudo em minúsculo).

            A decisão do governo federal de julgar o genro de Osama bin Laden, Sulaiman Abu Ghaith, nos Estados Unidos — especificamente Cidade de Nova York — é um absurdo muito grande que vai causar problemas.

            Decisões que nem o Didi e nem o Mussum dos trapalhões fariam, mas eu creio que a Sra. vai aplaudir e dar uma “standing ovation” para o obama.

            “Acreditamos que a decisão da administração aqui traz a esta pessoa à Cidade de Nova York, se isto for o que aconteceu, sem avisar o Congresso, é um precedente muito mau para estabelecer,” o senador de Carolina do Sul Lindsey Graham disse em uma afirmação.

            Por gentileza leia o artigo abaixo

            http://www.newsmax.com/Newsfront/bin-laden-son-trial/2013/03/08/id/493862?s=al&promo_code=12BA1-1

  4. Otavio Jorge Caldas comentou em 20/02/13 at 4:10 pm

    Olá Luciana, bom retorno. Parece que os americanos levam ao pé da letra o que diz a Constituição, mas por outro lado, da maneira como o mundo está hoje, com Ahmadinejads e Chaves por aí, guardar alguns segredos me parece vital, principalmente para não alimentar especulações e teorias conspiratórias. Em relação aos drones, nenhum país é comandado pela Madre Teresa de Calcutá. Se não for eu, será você, então, melhor que seja eu. Um abraço.

    • Luciana Coelho comentou em 20/02/13 at 11:54 pm

      Não acho que os EUA têm de abdicar de seu poderio militar, só acho que deveria haver regras mais claras para usá-lo. Não é um campo de batalha, onde todo mundo do outro lado é inimigo. Esse tipo de execução não me parece legítimo. Mas a questão que mais me incomoda aqui é a da manipulação da informação. Abs!

  5. Alexandre comentou em 20/02/13 at 5:44 pm

    Como impor limites a uma instituição (entidade?) que se destaca demasiadamente dos seus pares? Quando se trata de empresas que se tornam gigantes e ameaçam a estabilidade do mercado, há organismos capazes de interferir e colocar as coisas nos eixos novamente.
    E quando não há organismos capazes de conter o gigante?

    Até quando os EUA levarão a ONU ou qualquer outro organismo internacional a sério? Até quando os instrumentos de contenção serão eficientes?

    Pelo que vejo, cada dia menos…

    Abraços.
    – Alexandre

    • Luciana Coelho comentou em 20/02/13 at 11:52 pm

      Concordo 100%!

  6. Emilson Nunes Costa comentou em 20/02/13 at 11:31 pm

    Cara Luciana, uma pena eu não ter descoberto esse espaço democrático de opinião durante o governo Bush. Pois, em momento algum, você me veria criticar a MSNBC, NYT, CNN e outras mídias liberais por achar que o exagero da crítica é o chicote de cavalo necessário que o administrador público necessita para que as coisas funcionem, minimamente. E essas mídias, a meu ver, cumpriram bem o papel delas. Caso o Bush e outros administradores tenham se sentido injustiçados, que procurem a Justiça para a reparação. Mesmo assim, se condenadas forem, acho que as indenizações ainda são muito altas, pois inibem a utilização com a eficiência necessária do chicote de cavalo. Porém, sou, absolutamente, contrário a que a mídia passe a mão na cabeça do administrador, como vem fazendo essas mesmas mídias. Sua crítica a Fox é injusta: se ela não foi o chicote de cavalo, como foram aquelas mídias ao presidente Bush, às vezes, usou contra ele o chicote de cachorro, mas não promoveu esse espetáculo ridículo, que conspurca o caráter da ética jornalística, se transformando em uma mídia apaixonada pelo próprio presidente Bush. Eu tenho para comigo que essa vergonha é uma das razões pelas quais a Fox continua sendo o canal a cabo número 1 (um) dos EUA: audiência superior à da MSNBC e da CNN somadas. Em outras palavras, Luciana, nós, consumidores da informação, queremos que os serviços públicos básicos funcionem bem, que a economia funcione bem, gerando empregos, por isso, até aceitamos uma mídia mal intencionada na cobrança de resultados, mas, jamais, mal intencionada para passar a mão na cabeça do administrador, pois isso nos prejudica. Não dá, portanto, justificar esse comportamento de adoração da mainstream ao presidente Obama tendo a Fox como parâmetro.

  7. Ezio Henrique Zilse comentou em 21/02/13 at 9:00 am

    A pergunta que não quer calar…Esses joqueis de camelos qdo se explodem dentro de restaurantes ou de mercados,matando centenas de inocentes estão agindo dentro de alguma lei???.Vamos parar de hipocrisia…

    • Luciana Coelho comentou em 23/02/13 at 1:35 am

      Ezio, sem baixaria, sem se referir a ninguém como *jóquei de camelo*, certo? Sobre a sua pergunta, os ataques com drones não estão matando só terroristas e suspeitos de terrorismo. Abs.

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog

Buscar

Busca
  • Recent posts Americana
  1. 1

    Longe dos turistas

  2. 2

    Boston, 15/4/13

  3. 3

    Thatcher e os EUA

  4. 4

    Conservadores e gays

  5. 5

    O exército de Obama

SEE PREVIOUS POSTS
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).